Ontem fui ao supermercado. Estava desconfiada por observar. Mal podia olhar para os lados, e ao olhar sentia que qualquer situação onde eu pudesse ser observada ou encontrada também poderia arrebatar-me. Não sei a razão, mas sair do caixa para pegar o polenghinho a uns 2 metros de distância na prateleira custou-me.
Depois do percurso voltei as costas para a prateleira com a fronte situada para o caminho de volta e, simplesmente, sem nenhuma explicação, o supermercado não era mais o mesmo e o caixa era um grande balcão de madeira. No começo dele havia um orifício onde o cliente colocava suas compras já ensacoladas e lá dentro da madeira havia uma balança e uma esteira manual encarregada de entregar as compras a um velho homem que calculava cada centavo em seu caixa antigo e rodava uma espécie de manivela para que as compras chegassem até ele. Tudo me parecia muito novo.
O velhinho estava dormindo no caixa, eu mal podia vê-lo, mas dava para observar sua cabeça grisalha escorada sobre a tábua. “Não quero acordá-lo”, pensei. Até que um homem qualquer que circulava por ali falou que era para eu colocar as compras no buraco e o velho automaticamente acordaria, dito e feito.
Lá se foram minhas compras e meu destino terminava por ali. Porém, muito antes disso acontecer, eu passeava de mãos dadas entre as prateleiras com alguém pronto a querer ficar comigo, seguia com um óculos de sol que cobria boa parte do meu rosto, mas lá pela sessão de jardinagem percebi que não queria mais nada daquilo e as promessas dissolveram-se, ainda bem que em um supermercado e não diante de um altar. Então jurei : “Pode ir”. Não era mais o silêncio da dúvida e nem da dor, era um nevoeiro que me protegia ao circular onde quer que eu fosse, e caso essa promessa fosse desfeita eu estaria entregue às baratas. O nevoeiro revelou-se o meu escudo. E eu tinha muita certeza de tudo aquilo.
Um comentário:
foi um sonho muito especial mesmo!
essa parte da esteira manual.. me dez lembrar um gabinete q tinha numa falecida loja do meu pai!
continue postando! ;)
Postar um comentário